Matemática Interativa

Provérbio do Dia

09-11-2015 08:40

Prov. 16:01

"Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor procede a resposta da língua."

Blog

06-04-2015 20:42

Estudo dirigido de Gauss-Seidel IPL15

Arquivo em pdf
05-06-2010 17:59

Oração para a Prova de Matemática

" Mestre matemático que estais na sala, Santificada seja a Vossa prova, Seja de Álgebra ou de Geometria, O zero de cada dia não nos dai hoje, Perdoai as nossas bagunças, Assim como perdoamos os Vossos Teoremas, Não nos deixeis cair em recuperação, Mas nos livrai da reprovação, Amém." Esta...

Como estudar Matemática.

O estudante que se prepara para um teste tem de dominar as ferramentas básicas da Matemática, que irá usar sempre.

É imprescindível saber resolver equações, saber fatorar, por exemplo, expressões algébricas, saber operar com números, saber trabalhar com decimais, saber porcentagem e tantas outras coisas.

Na preparação para os exames, ao longo do ano, o estudante não deve deixar assuntos acumulados, sem compreendê-los, até porque certos assuntos são necessários para avançar na teoria. Por exemplo, se não souber fatorar direito, não dominará equações algébrica.

Como enfrentar todos os assuntos durante o ano? Cada pessoa tem o seu método de estudar, mas uma coisa não dá para deixar de lado: o esforço. O estudante precisa usar todos os recursos possíveis. Tem de estudar teoria, aprender conceitos, entender os exemplos que são dados e estudar sempre escrevendo. Matemática não dá para estudar só lendo. O estudante tem de procurar entender a teoria escrevendo, reformulando, redimensionando, fazendo esquemas e rascunhos, e depois enfrentando os exercícios um a a um.

Quando se fala em exercícios, não é simplesmente ficar repetindo exercícios padronizados. O fundamental é enfrentar problemas que exijam não só memorização, mas também estratégia, metodologia, criatividade. É importante que no elenco de exercícios haja alguns de fixação, que é exatamente para fixar conceitos, e outros que peçam múltiplas estratégias.

Um conselho: não se deve ficar um período inteiro tentando resolver um exercício que não sai. É contraproducente. Perdeu mais de 10, 15 minutos num exercício, põe de lado e registra: "não sei fazer este". Depois tenta de novo. Se ainda aí não conseguir, deve pedir ajuda ao professor, ao monitor ou a um colega. O pedido de ajuda não significa esperar que a outra pessoa resolva o exercício, acompanhando o que foi feito e no final dizer:"ah, entendi". Em Matemática não adianta achar que entendeu porque viu e pensou que estava tudo claro. Se não dominar o conceito, tentando acertar por seus próprios meios, não dominará as técnicas e não conseguirá resolver. O pedido de ajuda correto deve ser no sentido de a outra pessoa dar dicas, orientação para resolver a questão - e não buscar a resposta pronta e desenvolvida.

Autor desconhecido

Dúvidas

Data: 11-12-2008

De: jose leao

Assunto: a tua procura



Procura

Quanto tempo te procurei
…não sei… nem percebi
que te procurava…
te queria sem saber,
e sem saber, te buscava.

Te sinto tão meu…
talvez por te querer,
se é paixão ou amor,
não sei… te quero
…isso eu sei…

Quero invadir tua vida,
despertar teu desejo,
bailar em tua boca…
acabar-me em teu olhar
sentir teu prazer e dar.

Num diálogo corporal
…sem palavras…
Sermos um em dois…
…enfim, te amar.

contador

Procurar no site

Se você tiver que perder o sono a fim de passar um tempo a sós com Deus, Ele te dará duas horas de força por uma perdida do seu repouso.

" Tudo o que somos e fazemos é o resultado do que somos interiormente...O que você é interiormente vai determinar suas prioridades."  - Miguel Pinheiro Costa

"Somos rápidos em detectar o que estamos fazendo de errado e lentos para apreciar o que estamos fazendo de certo." - Stormie Omartian